9.11.09

Globo ganha processo por suposto plágio na novela "Explode Coração"





A justiça catarinense deu perda de causa à escritora Eliete Terezinha Martins, que entrou com ação contra a TV Globo por suposto plágio na trama “Explode Coração”. De acordo com a ação, Eliete exigia que a emissora carioca a indenizasse e reconhecesse os direitos autorais. A escritora acusava a Globo de usar partes de seu livro “Grito da Paixão Espanhola” na trama, que foi escrita por Glória Perez.

Ainda de acordo com o processo, em 1994, Eliete teria enviado seu trabalho aos novelistas Benedito Ruy Barbosa e Ivani Ribeiro, e desejava que sua história fosse base de uma novela ou seriado. Entretanto, não obteve resposta dos autores. 

O livro de Eliete conta a história de um amor proibido entre uma moça virgem espanhola por um líder cigano, mostrando as diferenças de cultura entre os dois. “Explode Coração” foi transmitida pela Rede Globo entre os anos de 1995 e 1996, e contava a história de Dara (Tereza Seiblitz), uma jovem cigana que não queria se casar com o cigano Igor (Ricardo Macchi) para poder fugir das tradições. Algum tempo depois, Dara conheceu o empresário Júlio Falcão (Edson Celulari) por quem se apaixonou.

A justiça catarinense deu ganho da causa à TV Globo, pois entendeu que não existiam provas de que a trama fosse plágio do livro. Segundo a decisão, histórias de amores proibidos entre membros de culturas diferentes é algo recorrente, que não necessita de alto grau de criatividade.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas

Pessoas no blog

Promoção

Tecnologia do Blogger.